História

O Centro Social Santa Cristina de Mansores é uma Instituição Particular de Solidariedade Social constituída a 18 de abril de 2001. Os seus Estatutos foram publicados em Diário da República a 14 de maio de 2005, sendo reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública.

Esta Instituição nasce de um desejo de alguns residentes da freguesia de Mansores em colmatar uma lacuna que se detetava a nível concelhio, relativamente à taxa de cobertura do apoio à população idosa e infantil.

Tornava-se, assim, fulcral reforçar essa taxa de cobertura, promovendo a melhoria das condições de vida desta população, combatendo o isolamento e a desertificação do meio.

Durante alguns anos esta Instituição manteve-se praticamente inativa. Somente em janeiro de 2007, com a tomada de posse dos novos corpos sociais, se deu início ao projeto para a construção desta obra social.

Em abril de 2009 efetuou-se uma candidatura ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais – PARES, todavia, esta candidatura foi indeferida e com ela dissipou-se, igualmente, a celebração dos acordos de cooperação com o Instituto da Segurança Social. Contudo, a Direção manteve o foco e após alguns meses conseguiram obter através do programa O Novo Norte – ON2, o apoio financeiro para a construção da Resposta Social de Creche e, posteriormente, através do Programa de Desenvolvimento Rural – PRODER / Adrimag, o apoio financeiro para a construção das Respostas Sociais de Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário. No entanto, estes apoios financeiros comparticipavam, somente, cerca de metade do valor total da obra, que se traduzia em cerca de um milhão de euros.

Consciente desta adversidade, a Direção seguiu em frente. Em dezembro de 2010 a obra foi lançada a concurso público e em março de 2011 foi feita a sua adjudicação por novecentos mil euros, encontrando-se em falta todo o mobiliário, exceto o da cozinha.

Com os apoios financeiros dos programas comunitários supracitados, da Câmara Municipal de Arouca, da Junta de Freguesia de Mansores e de beneméritos, em 14 de julho de 2013 foi inaugurada a obra com as Respostas Sociais de Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário e Creche.

A dezembro de 2013 celebraram-se os acordos de cooperação com o Instituto da Segurança Social para as Respostas Sociais de Creche e Serviço de Apoio Domiciliário e em março de 2014 para a Resposta Social de Centro de Dia. Entrando em funcionamento em janeiro de 2014 a Creche, março de 2014 o Serviço de Apoio Domiciliário e setembro de 2015 o Centro de Dia.

Assim, superados os momentos de dificuldade, que fazem parte da história da Instituição, concluiu-se esta grande obra que tem vindo a crescer até aos dias de hoje.